Piolhos, um perigo na volta às aulas
Seu filho brincando feliz com os amigos na volta as aulas é sem dúvida uma cena paradisíaca, no entanto existe uma criatura que também ama esse ambiente e pode transformar tudo em um pesadelo.
As crianças pegam piolho com mais frequência na volta às aulas porque passam mais tempo perto umas das outras em ambientes fechados. Os piolhos se propagam através do contato direto entre cabelos. Eles se movem de uma pessoa para outra quando estão próximas, como durante atividades em grupo ou ao compartilhar objetos como bonés, chapéus, toalhas, etc.
Ao se instalar o piolho coloco seus ovos, conhecidos como lêndeas, nos fios e eles irão em alguns dias gerar uma infestação. Os novos piolhos então começam a se alimentar de sangue extraído do coro cabeludo, causando uma forte sensação de coceira. Ao abrir pequenas feridas eles podem dar origem a infecções e ate anemias.
Quando a cabeça da criança começa a coçar, a infestação já ocorreu e ela provavelmente terá passado os piolhos para outros integrantes da família ou amigos, por isso muitos pais optam por utilizar produtos anti – piolhos como o condicionador da Formulare, preventivamente. Ao utilizar tal produto em uma criança que já está com piolhos, é importante repetir o processo em 8 dias, para matar os ovos que eclodirem.
Como prevenir os piolhos
Piolhos vivem bem em cabelos limpos e é um erro comum achar que shampoos normais podem preveni – los.
Algumas dicas que realmente previnem piolhos são:
1- Ensinar as crianças a não compartilhar objetos pessoais, como pentes e escovas de cabelo, nem colocar a cabeça perto da de outra pessoa.
2- Verificar regularmente o cabelo das crianças em busca de piolhos.
3- Limpar objetos e garantir que estejam livres dos piolhos, usando lavagem com água quente ( acima de 60 graus), fechando – os em sacos herméticos por 2 semanas ou submetendo – os à lavagem a seco.
Se seu filho já está com piolho faça o melhor para prevenir a proliferação, utilizando o tratamento adequado e evitando a transmissão para outras crianças uilizando toucas e prevenindo, dentro do possível, o contato pessoal e o compartilhamento de itens relacionados ao cabelo.
No comment yet, add your voice below!