Estudo conclui que vitamina D é um aliado poderoso contra o COVID

Em um estudo recente publicado na conceituada revista científica Nature,  foi avaliada a relação entre a suplementação com vitamina D e a mortalidade relacionada ao corona vírus (COVID-19).  Os pesquisadores realizaram uma investigação farmacoepidemiológica em larga escala  ( mais de 500 000 pacientes analisados).

Um grupo foi submetido a suplementação de vitamina D2 e D3 no período pré – pandêmico e comparado à outro que não recebeu, para determinar a relação entre  suplementação e risco de mortalidade relacionada à infecção por COVID-19 em 30 dias.

O  estudo envolveu infecção por SARS-CoV-2 confirmada em laboratório, medida por qualquer reivindicação de hospitais ou registro médico. A equipe definiu a mortalidade associada ao COVID-19 como qualquer morte ocorrida dentro de 30 dias após a infecção.

Conclusões do estudo

  1.  A vitamina D é um tratamento amplamente disponível, barato e seguro, para reduzir a disseminação da infecção por COVID-19 e a mortalidade.
  2. A suplementação de vitamina D3 e vitamina D2 reduziu o risco associado de infecção por COVID-19 em 20% e 28%, e a infecção por COVID-19 que terminou em morte em 30 dias em 33% e 25% respectivamente.
  3. Os pacientes negros que receberam suplementação tiveram uma redução associada maior do que os brancos, embora ambos tenham sido estatisticamente significativos.
  4. Pacientes com baixos níveis de vitamina D no início do estudo se beneficiaram mais da suplementação do que pacientes com níveis mais elevados.
  5. Os pacientes que receberam dosagens cumulativas mais altas e dosagens diárias médias mais altas tiveram uma redução associada maior nas taxas de infecção por COVID-19 do que os pacientes que receberam dosagens mais baixas condicionadas a níveis de vitamina D semelhantes.
  6. A relação dose-resposta mais substancial foi encontrada em pacientes com níveis de vitamina D mais baixos.
 

A vitamina D também é importante para diversos outros processos do nosso corpo. Ela é produzida sempre que a  luz solar atinge a pele nua mas nuvens e protetor solar bloqueiam a síntese de vitamina D. Pessoas idosas e pessoas com pele mais escura precisam de mais exposição ao sol para produzir vitamina D.  Embora a vitamina D ocorra naturalmente em ovos e alguns tipos de peixes, as quantidades são muito baixas para atender às necessidades diárias.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *